Resenhas

Resenha O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

 Jacob Portman era um rapaz bastante sem graça: dezessete anos, trabalhando numa farmácia da rede que pertencia ao tio, nenhuma habilidade em destaque, apenas um amigo e uma vida predefinida pela frente. Mas quando ele era criança, as coisas eram mais fantásticas: Ele queria se tornar explorador e descobrir os confins do mundo em aventuras, tudo devido às histórias do avô Abe Portman.

 Abe tivera uma vida fascinante: um judeu que lutara contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, viajara com o circo durante a adolescência e passara a infância num orfanato em alguma ilha do País de Gales. As histórias dessa infância que tanto atraíam o Jacob jovem: acompanhadas de fotos pitorescas, o avô falava de uma era de verões intermináveis, onde crianças com os mais estranhos dons viviam felizes sob o cuidado de uma grande ave que fumava cachimbo.

1_fotos

 Enquanto crescia, as aventuras das crianças peculiares começaram a parecerem fantasias bobas para Jacob, e Abe nunca mais tocou no assunto.

 Porém, agora adolescente, Jacob enfrenta a morte de circunstâncias misteriosas do avô, junto com o trauma horrível da perda e de presenciar os últimos momentos do seu ídolo da infância. Munido com as direções crípticas deixadas por Abe e a recomendação do psicólogo, Jacob embarca numa viagem para descobrir a realidade por trás da infância do avô, e desmistificar aquelas lendas que ainda o faziam perder o sono. A realidade, porém, era muito mais estranha do que a ficção que conhecia até então.

2_Emma_Bloom

 Eu descobri essa série bem antes do filme de Tim Burton torna-la mais famosa. O autor, Ransom Riggs, havia publicado uma série de vídeos no Youtube mostrando sua pesquisa de campo em casas abandonadas, que usaria para retratar o momento em que Jacob encontra o orfanato abandonado. Este momento, inclusive, acaba sendo um dos meus favoritos no livro, e é possível perceber que o autor soube como passar a pesquisa para a história. Lembro que esses vídeos sobre a pesquisa é que me levaram a buscar o livro, embora tenha levado anos até eu lê-lo.

 A seleção de fotos também é muito interessante, que leva a mente a explorar qual poderia ser o contexto real em que elas algum dia se encaixaram. São provenientes de arquivos de colecionadores com algumas resgatadas em brechós pelo próprio autor, e vão de situações pitorescas a fotomontagens quase imperceptíveis.

3_fotos

 O conceito de escrever uma fantasia em torno de fotos antigas é fantástico e deu ao livro uma cara toda especial. O principal problema é ter um conceito inovador e executá-lo de forma pobre.

 Muitos personagens, principalmente as crianças e a própria Srta. Peregrine não são propriamente desenvolvidos durante a história, há enormes blocos de exposição que poderiam ser melhor apresentados com elementos narrativos, roubando da cena de como as coisas acontecem para explicar porque elas são desse jeito. Seguindo uma narrativa de Jornada do Herói quase como uma receita, Riggs entrega uma história mediana onde poderia haver algo espetacular. No fim, Jacob parece estúpido, as crianças apáticas e a Srta. Peregrine incapaz como mestra. A forma leviana que Riggs trata temas de saúde mental só ajuda a enfraquecer qualquer comentário sobre aceitação das diferenças que o próprio conceito das crianças peculiares parecia explorar.

4_clowns

 Enfim, o livro me decepcionou em vários aspectos, mas não deixa de ser uma leitura interessante pela sua dinâmica fotográfica e linguagem simples. Ainda não assisti ao filme, mas este pode ser um daqueles casos em que ele supera o livro em que se baseia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s